quinta-feira, agosto 28, 2014

O Arco não é de Íris


Entenda o que Deus queria nos dizer quando colocou Seu arco nos céus

Mais de 1,5 milhão de pessoas já visualizaram a imagem registrada pelo usuário de uma rede social. Trata-se de um arco-íris completo, fotografado enquanto ele sobrevoava Cottesloe Beach, na Austrália. Registrar o arco completo é bem raro, mesmo do alto.
Mas você conhece o significado desse fenômeno tão belo e especial?

Uma prova de amor          
                 
Com certeza você já ouviu algumas dezenas de vezes a história de um homem, que construiu (a pedido de Deus) uma gigantesca arca em que ele, sua família e mais um casal de cada espécie de animal que existia ficariam durante um dilúvio que destruiria a Terra. O que talvez você não tenha ouvido é a explicação da grandeza desse episódio registrado nas Escrituras Sagradas.
 Após o dilúvio, Deus viu que os pensamentos mais íntimos do homem eram maus desde a juventude. Então, logo após sair da arca, Noé e toda a humanidade que se perpetuaria dali em diante, por meio de sua família, receberam uma promessa: a de que não seriam mais destruídos. E como prova da Sua Palavra, Deus usou um símbolo:

 “Porei nas nuvens o meu arco; será por sinal da aliança entre mim e a terra.” Gênesis 9.13


 Em hebraico, קַשְׁתִּי (keshet) é a palavra usada para designar o arco posto no céu por Deus, e também significa o arco como um instrumento de guerra (arco e flecha).
Alguns estudiosos em hermenêutica bíblica alegam que o significado de aliança no arco posto no céu por Deus é ainda mais profundo. Se observarmos um arco, sua curvatura é para onde a flecha aponta. Deus estava apontando em direção ao céu, para Si mesmo, onde todos podiam ver. Ele não destruiria mais a Terra por causa do pecado do homem, porém, mesmo amando o pecador, Ele não tolera o pecado, então o sacrifício agora viria Dele, por meio do Senhor Jesus.

 “E isto aconteceu para se cumprir a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado. E outra vez diz a Escritura: Eles verão aquele a quem traspassaram.” João 19.36;37

 Deus em sua infinita graça e misericórdia fez com que o castigo que hoje nos traz paz caísse sobre Ele mesmo. E representou isso na aliança feita com Noé milhares de anos antes do sacrifício de Jesus na Cruz.

Onde De saiu o mito do arco-íris

Na mitologia grega, Íris era a mensageira da deusa Juno, que descia do céu num facho de luz e vestia um xale de sete cores, dando assim origem à palavra arco-íris (arco da deusa íris). Por isso também o nome é dado à parte colorida do olho (íris).

Até mesmo em algumas versões bíblicas encontramos erroneamente a utilização do termo “arco-íris” para designar o arco posto por Deus no céu após o dilúvio, como prova da sua fidelidade e amor para com a humanidade. Uma das grandes preocupações de Deus era que seu povo não se contaminasse com a idolatria e costumes de outros povos: “Não seguirás outros deuses, nenhum dos deuses dos povos que houver à roda de ti.” (Deuteronômio 6.14). Devemos estar atentos para que, com sutileza, costumes pagãos não se misturem às coisas sagradas de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma das maneiras mais poderosa de amar alguém é orando por ela.

Uma das maneiras mais poderosa de amar alguém é orando por ela. Nenhuma distância, mau tempo, fase ruim poderá tirar você das minha...